Seguidores

domingo, 11 de julho de 2010

Rio São Francisco é tema de instalação na Expo de Moda 2010


As paisagens do Rio São Francisco e a gente que vive no entorno serviram de inspiração para um dos eventos paralelos da 19ª Expo de Moda, que ocorre entre 8 e 13 de junho, no Centro de Convenções, em Salvador. O Velho Chico estará presente em uma exposição de esculturas em papel machê e na comercialização de produtos confeccionados por mulheres da região.

A exposição Lavadeiras do Velho Chico, da artista plástica baiana Zilma Tanajura, traz sete esculturas que representam mulheres que vivem às margens do rio. “Em cada uma das personagens, decodifico elementos da natureza, do lugar e me inspiro na história de mulheres reais, as quais visitei e conversei”, conta a artista. A exposição foi pensada de forma a dar visibilidade à figura da lavadeira, que existe desde a época da colonização do País.

Além da instalação, Zilma Tanajura desenhou mais de 300 bolsas, com estampas inspiradas em animais, plantas, paisagens, mitos e lendas da região. Os desenhos ganharam vida nas mãos de um grupo de cerca de 20 mulheres, formado por empregadas domésticas, lavadeiras e donas de casa, moradoras do bairro periférico de Palmares, em Juazeiro. As Chiteiras da Colina, como são conhecidas, bordaram peças únicas, com aplicação de materiais (inclusive reciclados) como napa, feltro, vidrilhos e contas.

O grupo faz parte de um projeto através do qual a artista plástica, junto com o Sebrae, qualificou mulheres a se tornarem empreendedoras. ”Durante o trabalho de confecção das bolsas, elas se redescobriram. Muitas voltaram pra escola, aprenderam a ler e tomaram uma posição dentro do lar bem diferente da que assumiam antes”, conta Tanajura. A intenção agora é arrecadar fundos, através da exposição e da venda das bolsas, para construir a sede de trabalho das Chiteiras e, assim, incluir o espaço produtivo nas rotas de turismo social.

FOTO: Bolsa Rio da Oportunidade, confeccionada pelas Chiteiras da Colina
CRÉDITO: Divulgação

FOTO: Peça da exposição Lavadeiras do velho Chico, da artista Zilma Tanajura
CRÉDITO: Divulgação.

Nenhum comentário: